Painéis SIP: melhor para todos!

Os painéis SIP (Structural Insulated Panels) são o elemento dominante do sistema construtivo Dreamdomus. As suas excelentes propriedades de resistência estrutural e isolamento térmico permitem soluções construtivas criativas de elevada performance estrutural e energética. É, por isso, frequentemente chamado o material de construção do século XXI.

A Dreamdomus foi pioneira na utilização desde material em Portugal. Fomos a primeira empresa com fabrico próprio e uma das primeiras a utilizar esta tecnologia em edificação.

Atualmente produzimos e disponibilizamos painéis para outras empresas que pretendam usar esta tecnologia em construção.

Vamos por partes. Como surgiu este método construtivo?

Ganhou relevância nos Estados Unidos durante os anos 30 e rapidamente se expandiu para países como o Canadá e Rússia, onde se valoriza uma eficiência térmica elevada. Atualmente, os painéis são fortemente utilizados no norte da Europa e Reino Unido.

SIP – Painéis Estruturais Isolantes

Um painel SIP é a combinação de duas placas de OSB unidas por um núcleo de EPS (Expanded Polystyrene).

No nosso sistema construtivo, as paredes têm dupla camada de OSB (Oriented Strand Board) e apresentam espessuras que podem variar de 120 a 250 mm, o que se traduz por excelentes prestações térmicas e acústicas.

Nas coberturas usamos uma estrutura também em painéis SIP e caixa de ar a qual é recoberta por 2 camadas adicionais de OSB e pela camada de impermeabilização.

Painéis SIP prontos a enviar para obra.

Vantagens: um produto a longo prazo

As vantagens de construção com painéis SIP são várias, mas gostaríamos de destacar as mais determinantes.

Resistência

As nossas habitações tendem a ser igualmente duradouras face ao modelo de construção convencional, mas mais resistentes. Embora sejam construídas com materiais aparentemente mais frágeis, ao combinar os painéis SIPs com elementos de ligação em aço (LSF) ou madeira, estas ganham uma maior resistência na resposta a situações de grande exigência, como é o caso de tempestades e sismos.

Esta combinação oferece às estruturas uma excelente rigidez e estabilidade.

Eficiência Energética

A utilização de painéis SIP permite às habitações manter uma temperatura interna muito confortável nas diferentes estações.

Esta eficiência permite que na generalidade das construções Dreamdomus, a classificação energética obtida seja A+ ou A.

Sustentabilidade

Esta opção de construção garante uma diminuição bastante significativa no uso de combustível e energia, o que se reflete numa emissão de gases muito mais reduzida durante o processo.

Os SIPs geram também um menor desperdício na obra, sendo desta forma uma solução mais eficaz e sem impacto ambiental.

Por último, mas não menos importante, as placas OSB são produzidos de madeira 100% proveniente de reflorestamento, sem a utilização de árvores adultas no seu fabrico. Este é um recurso totalmente reciclável.

Custo reduzido de Construção

A construção modular com painéis permite uma redução de tempo significativa, comparado com os processos de construção mais tradicionais.

Embora o planeamento seja determinante nesta equação, depois de chegados à obra, a instalação dos painéis SIP tende a ser rápida e eficiente.

Produção de SIP

Na fábrica da Dreamdomus produzimos os painéis SIP que são usados nas paredes interiores e exteriores das nossas construções.

Os painéis estruturais que produzimos cumprem a norma ISO 22452 e são testados em laboratórios independentes.

Se quer construir com SIP contacte-nos, não perca tempo.

Notícias em Destaque