FAQs

O Sistema Construtivo Dreamdomus assenta num processo industrializado e otimizado, que combina a tecnologia LSF (Light Steel Frame) ou Wood Frame, conforme preferência do Cliente, com a tecnologia SIP (Structural Insulated Panels). A combinação destas tecnologias resulta num produto com excelentes caraterísticas térmicas acústicas e com grande resistência estrutural. Adicionalmente, o revestimento exterior das fachadas é garantido pelo sistema ETICS.

Pelo interior, o revestimento dos tetos e paredes é efetuado com placas de gesso cartonado. Todos os restantes materiais, tais como cerâmicas, equipamentos sanitários, cozinha, roupeiros, luminárias, são definidas com o Cliente, em função de cada projeto.

Podemos afirmar que é igualmente duradoura, mas que é mais resistente. Embora seja construída com materiais aparentemente mais frágeis, as nossas construções combinam painéis SIP (Structural insulated panels) com elementos de ligação em aço (LSF) ou madeira, o que as tornam mais resistentes na resposta a situações de grande exigência, como é o caso de tempestades e sismos.

As habitações Dreamdomus, são projetadas para resistir às condições mais adversas. Pela natureza estrutural das nossas construções, podemos afirmar que o comportamento em caso de sismo é superior à grande generalidade das construções em alvenaria. Todas as construções com estrutura em aço e/ou madeira, são geralmente mais resistentes a sismos do que as construções tradicionais. Esta característica está relacionada com a ductilidade e maior leveza dos materiais utilizados, bem como pelo facto deste tipo de estruturas apresentar uma resistência superior às ações horizontais.

A resistência ao fogo é garantida pelos materiais de revestimento finais. Todas as paredes interiores e exteriores, assim como os tetos, são revestidos com materiais resistentes à ignição e propagação do fogo, como é o caso do gesso cartonado e do sistema ETICS.

O Sistema Construtivo Dreamdomus utiliza várias camadas de isolamento nas paredes exteriores e cobertura.

Os nossos painéis de parede são constituídos por painéis SIP interligados, cujo núcleo possui já um excelente nível de isolamento térmico, por serem fabricados com uma camada interior de 153mm em EPS (Expanded Polystyrene). Adicionalmente utilizamos nas fachadas o sistema ETICS, com a espessura que for definida com o Cliente (nunca inferior a 3cm).

Nas coberturas, que são fabricadas com os nossos painéis SIP, utilizamos ainda uma dupla estrutura com caixa de ar e recobrimento com 24mm de placas OSB, que dão também suporte às telas de impermeabilização.

As paredes do Sistema Construtivo Dreamdomus têm dupla camada de OSB e apresentam uma espessura nunca inferior a 225 mm, o que se traduz por excelentes prestações térmicas.

Recomendamos que os muros exteriores sejam construídos em betão, caso haja necessidade de sustentação de terras. O sistema tem características de desempenho térmico e acústico que são dispensáveis em muros exteriores, sendo que nesse caso o fator económico torna-o desvantajoso.

Todos os nossos projetos de habitações são desenvolvidos com o objetivo de se conseguir a máxima classificação energética. Na generalidade das nossas construções, a classificação energética é A+ ou A.

A nossa vontade é que todas as habitações sejam o mais eficientes possíveis, caminhando para a implementação do conceito NZEB (Nearly Zero Energy Buildings).

Todos os troços das infraestruturas que circulam nas paredes, são instalados no interior dos painéis de parede. Garantimos que os troços das infraestruturas se estabelecem sempre de forma vertical na paredes, sendo fáceis de localizar. Por outro lado, o facto das interligações serem feitas no teto falso, garante uma melhor manutenção e possibilidade de reformulação das instalações. Desta forma também se garante um rigoroso posicionamento dos interruptores, tomadas e pontos de abastecimento e recolha de águas.

 

Claro que sim. O revestimento das paredes pelo interior é feito em gesso cartonado, com a vantagem deste estar aplicado diretamente nas placas de madeira OSB. Desta forma quando fixa algum objeto, está também a fixar o mesmo na placa de madeira OSB (desde que o elemento de fixação entre na parede pelo menos 35mm).

Em fábrica são produzidas as partes que compreendem as paredes interiores e exteriores. A sua respetiva instalação e interligação é feita em obra. A cobertura e os revestimentos são instalados em obra, no entanto a sua preparação é feita em fábrica.

Quer construir a casa dos seus sonhos?